O Veteran Car Club de Criciúma conta em seu acervo com um SP1 e quatro SP2.
O VW SP1 do meu amigo Roberto Amboni é um dos 88 carros produzidos . Muito raro chegou a ser considerado "lenda" pois raramente é visto nas ruas.
Nesta matéria faço um comparativo entre o SP1 do Roberto
e o meu SP2.
A carroceria usado nos dois modelos é a mesma.
As linhas eram consideradas modernas para a época.
Com suas faixas laterais refletivas.
Com apenas 1158 mm de altura, capô dianteiro longo e trazeira curta eles tinham linhas muito esportivas.
Além do logotipo no capô traseiro.
A luz de ré, descarga e grade que a cobre é igual nos dois modelos.
Assim como as maçanetas das portas.
A maioria dos SP1 foram "transformados" em SP2 mudando o logotipo traseiro, pois externamente era dificil identificar qual era um ou o outro.
Internamente tinham suas diferenças.
Os bancos do SP1 eram de courvin.
Já no SP2 vinham opcionalmente em couro.
O SP1 não tinha o console entre os bancos.
Que era equipamento de série no SP 2
No painel a grande diferença. O volante, velocímetro e conta-giros eram os mesmos. Porém no SP1 somente marcador de nível de combustível e relógio.
Conta-giros e velocímetro iguais com controle do odômetro parcial ao centro.
No SP1 apenas marcador de combustível e relógio de horas e as tampas .
No SP2 o painel era completo, além de marcador de nível de combustível e relógio, vinha com amperímetro e marcador de temperatura do motor.
Outro ítem que não vinha no SP1 era a luz de leitura da porta, chamada luz de ver mapas.
Que era de série no SP2
Um ítem comum aos dois carros era a luz de cortesia nas portas.
Apenas o SP2 possui a alça que auxilia o passageiro a sair do carro.
A grande diferença está mesmo no motor.
O SP1 com 1600 cc rendia 65 cv.
No SP2 1700 cc e 75 cv.
Porta-malas idênticos.
Ícones de sua época estes carros chamam atenção nos encontros de veículos antigos .
No comments:
Post a Comment