Dando continuidade as comparações dos Opalas 73X78 vamos ao interior.
Por se tratar de um Opala Especial o painel do 73 é bem simples e não possui nem mesmo ventilação forçada. O radio também não era acessório de série.
A parte superior do painel era reta feita de uma material emborrachado.
A disposição dos instrumentos é a mesma, tendo nas estremidades as saidas de ar, tampa do porta-luvas acompanhado as linhas do painel, teclas de acionamento de luzes, limpador de pára-brisas , isqueiro e cinzeiro na mesma posição nos dois carros.
Por se tratar de um veículo com 3 marchas à frente e uma à ré com a alavanca do câmbio localizada na coluna de direção o 73 não possui console. A alavanca do freio de mão também está localizada na mesma posição, sob o painel.
O botão do esguicho de água do limpador de pára-brisas e a troca de facho de luz alta/baixa ficavam à esquerda no assoalho e eram acionados com o pé.
Por se tratar do modelo Especial a forração do assoalho era toda em borracha.
Já o 78 na versão luxo era mais requintado.
Interior monocromático muito utilizado na época, mas que hoje torna mais difícil a reposição de peças.
Vinha equipado com ventilação forçada, ar quente e radio de 3 faixas. A tampa do porta-luvas, agora em plástico, era posicionada mais à frente dando um maior espaço interno ao porta-luvas.
A parte superior do painel em borracha injetada de melhor qualidade era mais alta quando recobria os relógios.
Este carro possui caixa de 4 velocidaes à frente e uma à ré com alavanca de câmbio no assoalho, o que lhe permitiu a colocação de um console.
A versão Luxo vinha com o assoalho forrado em carpet.
No canto direito, nos pés do caroneiro, o extintor de incêndio. No 73 o extintor fica no porta-malas.
Neste carro o ar condicionado foi colocado por mim, mas poderia vir de fábrica como acessório.
O volante do 73 era fino e de diâmetro maior, com uma fina capa de plástico sobre os raios que funcionava com acionador da buzina.
Duas molduras circulares sendo que a da esquerda abrigava o marcador de combustível no alto e o marcador da temperatura do motor embaixo, completando com luzes espia. No lado direito o velocímetro com odômetro.
O 78 tinha um volante mais moderno. Com menor diâmetro e mais espesso com uma capa emborrachada sobre os raios e dois botões laterais que acionavam a buzina.
Os mesmo instrumentos porém este modelo luxo trazia no centro um relógio de horas e acima dele o botão que regula a intensidade de luz nos relógios.
O Opala Especial 73 vinha com banco dianteiro inteiro em courvin com encosto divido para facilitar a entrada aos bancos traseiros.
O Opala de Luxo tinha bancos dianteiros individuais em veludo e acabamento em courvin com regulagem milimétrica do encosto alto que também inclinava à frente para dar acesso aos passageiros no banco traseiro.
Os dois modelos são de carroceria cupê duas portas que no Opala não inpedia que o vidro traseiro pudesse ser totalmente aberto. Notem que as maçanetas são identicas. A diferença entre eles está na espessura do apoio do braço, que o 78 trazia cinzeiro.
Opala 73 Especial.
Opala de Luxo 1978.
As laterais de porta traziam desenhos muito parecidos, diferenças maiores nos frisos cromados do 78. As maçanetas e puxador seguiam a mesma linha.
telimex.Com Introduced in 2002, this motor appeared with 8475 RC Race Buggy. Very powerful, it also consumes a lot of energy. Not recommended for use ...
Sunday, October 30, 2011
OPALA - COMPARATIVO OPALA ESPECIAL 1973 X OPALA DE LUXO 1978 - INTERIOR
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