Resolvi então registrar aqui o comparativo dos dois.
Apesar de usarem a mesma carroceria muitos detalhes foram modificados desde 1973 até 1978.
As diferenças começam a aparecer na dianteira.
No Opala Especial 1973 o pára-choques é feito de três partes e tem linhas mais suaves. No Opala De Luxo 1978 as linhas são mais retas.
Assim como nos traseiros.
A grade dianteira do 73 é toda em metal polido. Como deveria ser no início da década.
Já no 1978 a grade é de plástico divida em quatro grandes retângulos.
No 73 os piscas são inteiros contornados por um grande friso e o farol envolto em uma pequena moldura preta com um filete imitando alumínio. No 78 os piscas são divididos em duas partes com frisos mais discretos e o farol com uma moldura maior pintada de cinza.
As sinaleiras traseiras são bem diferentes. No 73 são pequenas, apenas na cor vermelha, localizadas no canto do pára-lamas traseiro e envoltas em um friso cromado. No 78 são quatro sinaleiras redondas colocadas no painel traseiro, sendo que as externas são vermelhas e nas internas o centro era transparente dando lugar à luz de ré.
No 73 as sinaleiras avançam até a lateral .No 78 são colocadas no painel traseiro.
O painel traseiro do 73 é reto com a fechadura do porta-malas no alto e a tampa do tanque de gasolina bem próxima ao pára-choques.
No 78 a fechadura do porta-malas fica na mesma posição, já a tampa do tanque de gasolina fica no meio do painel traseiro, logo abaixo da fechadura.
No 73 o capô dianteiro abre da frente para tras já no 78 é ao contrário.
A grelha de entrada de ar no 73 é maior e mais centralizada acompanhando o desenho do capô e os limpadores de pára-brisa são na cor prata e os frisos de contorno do pára-brisas são largos.
No 78 a grelha é menor e fica mais ao centro. Os limpadores são preto-fosco e os frisos de contorno do pára-brisas mais estreitos.
As rodas são as mesmas de aço estampado porém no 73 os pneus são Tornado Alfa 6.45/14 e as calotas tipo "chapéu chinês".
No 78 pneus Tornado Beta 6.95/14 e calotas mais retas com o centro em preto fosco.
Os quebra-ventos e os espelhos retrovisores não mudaram .
Também permaneceram inalteradas as maçanetas das portas.
Externamente são essas as maiores diferenças entre os carros. Do interior falo depois.
No comments:
Post a Comment